Cufa propõe medidas para prevenção ao coronavírus nas favelas - Reprodução: Facebook
Cufa propõe medidas para prevenção ao coronavírus nas favelasReprodução: Facebook
Por O Dia
A Central Única das Favelas (Cufa) organiza medidas para tentar reduzir possíveis danos do novo coronavírus à famílias de comunidades carentes de todo o Brasil. A decisão foi tomada após a entidade verificar a possibilidade de uma sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), caso o número de infectados continue a crescer rapidamente.
Dentre algumas das medidas propostas nesse documento estão a distribuição gratuita de água, sabão, álcool 70º em gel e água sanitária em quantidade suficiente para cada morador das favelas brasileiras; Aluguel de pousadas ou hotéis para idosos e grupos vulneráveis com estrutura para repouso; e parceria com agências locadoras de veículos ou com operadores de transportes de passageiros (vans e ônibus) para a locomoção imediata de pessoas infectadas para centros de saúde, quando houver indicação médica.
Publicidade
O site da Cufa (www.cufa.org.br) está disponível durante uma semana, para verificar as idéias já propostas e para novas sugestões à instituição para compor este documento. Após esse prazo, a carta será levada até os poderes públicos executivos e legislativos responsáveis pelas decisões políticas do país para que eles tomem as devidas decisões.