Por O Dia

Uma iniciativa do bem, que já ganhou força e público nesses tempos de pandemia. A startup de saúde 'Missão Covid', criada pelo cardiologista Leandro Rubio e pelo oncologista Raphael Brandão, está oferecendo atendimento médico a distância, gratuitamente, para pessoas com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. 

"A ideia surgiu no dia posterior à aprovação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), do dia 20 de março", conta Rubio. O atendimento é focado em casos leves e moderados da Covid-19. "Como o quadro desses pacientes é de complexidade baixa, médicos de todas as especialidades podem atender, desde infectologistas a pediatras e obstetras. O nosso foco é trazer pessoas que querem ajudar e, por isso, criamos um grupo de WhatsApp para tirar dúvidas entre nós", afirma o co-fundador. Quando os médicos se deparam com paciente mais grave, a recomendação sempre é procurar atendimento no hospital mais próximo.

"Além de levar atendimento para os pacientes, trazemos paz ao proporcionarmos uma consulta com humanidade. Isso transcende a medicina tradicional, com um viés altruísta, de ajudar o próximo neste momento difícil", afirma Rubio, lembrando que a startup é sem fins lucrativos. 

Pouco mais de duas semanas depois da criação da Missão Covid, 251 médicos voluntários já atenderam a mais de 1.700 pacientes, dentro e fora do país. Leandro Rubio aponta que a plataforma foi procurada por brasileiros no exterior, como Espanha, França e Estados Unidos, devido à gratuidade do serviço.

Você pode gostar
Comentários