Testes rápidos em farmácias devem ser feitos em local separado da área
de vendas - Mauricio Bazilio / Secretaria estadual de Saúde
Testes rápidos em farmácias devem ser feitos em local separado da área de vendasMauricio Bazilio / Secretaria estadual de Saúde
Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou ontem uma pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas infectadas pelo novo coronavírus. A ideia é acompanhar a evolução da imunidade da covid-19 na população fluminense. Poderão participar do estudo pacientes atendidos em unidades estaduais da Região Metropolitana que não apresentam sinais da doença. A pesquisa testará um total de 1,8 mil pessoas. Em todo o mundo, estima-se que a maior parte dos contaminados não apresente sintomas.

De acordo com o governo estadual, o estudo será feito a partir de testes rápidos em uma amostra sanguínea para que seja verificada a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de memória (IgG) de proteção contra o novo coronavírus. Esses são os anticorpos desenvolvidos pelo corpo humano em resposta à infecção prévia pelo vírus.

O resultado positivo para IgG indicará que o paciente já teve covid-19, mesmo que tenha sido assintomático, e possivelmente está protegido contra a doença. Mas se apenas o teste para IgM for positivo, o paciente não é considerado imunizado e é possível que ainda haja vírus no organismo no momento da coleta do material.

"Os assintomáticos da covid-19 são uma realidade difícil de dimensionar, mas fundamentais para traçarmos um perfil epidemiológico do Estado do Rio de Janeiro para a doença. Os indicadores também vão reforçar nossa recomendação de isolamento social. Pessoas saudáveis em áreas epidêmicas podem estar infectadas e contaminando outras, mesmo sem saberem. Num segundo momento, vamos correlacionar a prevalência do vírus no estado com fatores demográficos e socioeconômicos para direcionar estratégias personalizadas para cada região", informou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

Você pode gostar
Comentários