Hospitais do Amazonas estão muito perto de atingir a capacidade máxima de ocupação - Divulgação/Prefeitura de Manaus
Hospitais do Amazonas estão muito perto de atingir a capacidade máxima de ocupaçãoDivulgação/Prefeitura de Manaus
Por IG - Último Segundo
Manaus - A situação no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, localizado na Zona Leste de Manaus, indica o colapso que o sistema de saúde do Amazonas vem enfrentando devido à crise do novo coronavírus. Imagens do interior da unidade de saúde mostram uma situação preocupante, com leitos lotados, respiradores quebrados e acompanhantes precisando dormir no chão, embaixo das macas.

Segundo divulgado pelo G1, o Estado já possui mais de 89% de leitos de UTI ocupados e registra mais de 5,7 mil casos confirmados da doença. O governador Wilson Lima informou, na última sexta-feira, que se o número de casos da covid-19 continuar a crescer, "há a possibilidade de fechar tudo", ou seja, haverá um lockdown.

O que também preocupa é que o sistema funerário não está dando conta devido à alta taxa de mortos, e os caixões estão chegando à capital de barco. De acordo com o último boletim oficial divulgado pelo governo, o Amazonas já registra mais de 5,7 mil casos de coronavírus e mais de 470 mortes. Entretanto, o número real de mortos pode ser sete vezes maior já que houve um aumento considerável de mortes por síndromes respiratórias e causas indeterminadas.