Por O Dia

Pelo segundo dia consecutivo, o empresário Paulo Marinho se apresentou a autoridades para prestar depoimentos sobre supostos vazamentos da Operação Furna da Onça para o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Ontem à tarde, ele depôs por cerca de três horas no Ministério Público Federal (MPF). Ao sair, afirmou que entregou provas. 

"Estive aqui (no MPF) para depor e reproduzi meu depoimento de quarta-feira, mas hoje (ontem) com riqueza maior de detalhes. A investigação aqui é mais ampla. Trouxe provas e deixei na mão do procurador, que me solicitou que não declarasse o meu depoimento para a imprensa. O que posso dizer é que confirmei o conteúdo da entrevista que dei para a Folha de São Paulo, porém com mais detalhes", disse Marinho. 

Na última terça-feira, o empresário esteve na sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, para prestar depoimento sobre a denúncia que fez na entrevista.

Segundo o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF, Eduardo Benones, a expectativa é de concluir a investigação o quanto antes. "Eu espero que seja o mais rápido possível, desde que não atropele o procedimento e traga prejuízo para a acusação. A ideia da investigação é colher elementos para eventual acusação. A questão é o que está em jogo e a complexidade da informação", destacou.

A partir do depoimento de ontem, ainda vão analisar se será necessário ouvir outras pessoas. "É preciso analisar o que foi dito e decidir qual passo tomar", finalizou Benones.

Ameaças e possível 'devassa'
Publicidade
Além da declaração sobre o depoimento, Paulo Marinho, em conversa com os jornalistas após sair do MPF, contou sobre ameaças que tem recebido e de um pedido de investigação sobre a possibilidade de uma devassa em suas contas bancárias. 
"Não sei a origem dessas ameaças. O que sei é que foram feitas nas redes sociais em tons agressivos. Tenho uma família, quatro filhos, neta e tenho responsabilidade quanto à proteção deles. Mas não tenho medo, pois quem toma a decisão que tomei precisa de coragem e ser casca grossa", afirmou ele. 
Publicidade
Marinho afirmou ter ficado perplexo com uma notícia de que estão sendo feitas devassas nas suas contas pessoais, por pessoas poderosas de Brasília. "Por conta disso, aproveitei o depoimento para solicitar ao procurador que tomasse as devidas providências e apurasse a veracidade da informação", finalizou.  
Publicidade
Mudança de rotina do presidente Jair Bolsonaro
Após Paulo Marinho ter contado sobre o suposto vazamento de informações da PF para o filho do presidente, Jair Bolsonaro tem evitado contato com os jornalistas, segundo o jornal Folha de São Paulo. Dessa forma, ele se preservaria de perguntas sobre as declarações do ex-aliado. 
Publicidade
No domingo passado, o empresário afirmou que o senador Flávio, na época deputado estadual, teria conhecimento da Operação Furna da Onça e informações sobre movimentação incomum nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar na Alerj. Essas atividades apontavam para a chamada 'rachadinha', retenção indevida, por assessores, de parte das gratificações recebidas por outros funcionários de gabinetes.
Segundo Marinho, um delegado procurou Flávio Bolsonaro em outubro de 2018, entre o primeiro e segundo turnos da eleição, para avisar que o nome de Queiroz havia aparecido na investigação. O empresário afirma que ouviu de Flávio que a operação fora adiada para não prejudicar a candidatura da família Bolsonaro. 
Publicidade
A operação foi às ruas no dia 8 de novembro e cumpriu 19 mandados de prisão temporária, três de prisão preventiva e 47 de busca e apreensão, expedidos pelo TRF-2, e teve como alvo deputados da Alerj. 
Você pode gostar
Comentários