Prazo maior para o Enem

Ministério da Educação estende por cinco dias inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio

Por O Dia

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado por mais cinco dias. A decisão do Ministério da Educação (MEC) foi divulgada pelo próprio ministro Abraham Weintraub em uma rede social. O período de inscrição, que seria encerrado ontem, agora ficará disponível até as 23h59 de quarta-feira. A prova, que aconteceria em novembro, foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus e ainda não tem uma nova data marcada. 

"Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do Inep", escreveu o ministro, em uma rede social. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, informou que a iniciativa foi um consenso entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O órgão também reforçou que "está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público".

Mais de cinco milhões de alunos já se inscreveram para o exame, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100, na digital. A nova data para a prova será decidida no fim de junho, por meio de uma enquete com os candidatos, que será disponibilizada na página do participante. "O Inep reforça seu apoio aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior por meio do Enem 2020", concluiu o instituto.

Como se inscrever

Aqueles que ainda não se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio poderão aproveitar o novo prazo. Para se candidatar, o aluno precisa acessar o site www.enem.inep.gov.br/participante e preencher a ficha inicial com CPF, data de nascimento, identidade e outros dados pessoais para criar uma senha.

Após concluir os passos de inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 85, referente aos custos de produção, impressão e aplicação da prova. Alunos de escola pública estão automaticamente isentos da taxa. Para outros casos é preciso consultar os critérios de isenção.

Comentários