Bolsonaro participa da manifestação em Brasília - Reprodução / Redes Sociais
Bolsonaro participa da manifestação em BrasíliaReprodução / Redes Sociais
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Brasília - Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fazem nova manifestação na manhã deste domingo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em meio ao acirramento das relações entre o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF), manifestantes carregam faixas dizendo "abaixo à ditadura do STF" e "intervenção militar".
O presidente Jair Bolsonaro desembarcou na Esplanada dos Ministérios e, sem usar máscara, cumprimentou apoiadores que estão em frente ao Palácio do Planalto participando de manifestação. Ele estava acompanhado pelo filho Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro.
Publicidade
Mais cedo, Bolsonaro sobrevoou a Esplanada dos Ministérios, onde ocorre a manifestação. Ele estava a bordo de um helicóptero e acenou para os manifestantes.
Bolsonaro chegou a fazer uma transmissão ao vivo do sobrevoo em sua página no Facebook. Concentrados na Praça dos Três Poderes, os manifestantes também acenaram e tiravam fotos da presença do presidente.

O trajeto entre o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, e o Palácio do Planalto é curto e pode ser feito em aproximadamente seis minutos por via terrestre.

Os manifestantes chegaram à Esplanada a pé e de carro. Há pessoas aglomeradas na grade que fica em frente ao Palácio do Planalto, contrariando orientações de autoridades sanitárias para manter distanciamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus.

Parte dos presentes usa máscara no rosto, como orientado por autoridades sanitárias, mas há também pessoas sem a proteção. O uso da máscara é obrigatório em espaços públicos no Distrito Federal desde 30 de abril.

Os apoiadores do presidente voltam a pedir intervenção militar na manifestação. "Intervenção militar" é o que diz uma das faixas carregadas pelos manifestantes. Há ainda uma bandeira que pede "intervenção no STF".

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido alvo de ataques por parte de Bolsonaro e seus apoiadores após a Corte ter autorizado o cumprimento de mandados de busca e apreensão tendo como alvo bolsonaristas. Eles são investigados no inquérito das "fake news".

Em frente ao STF, um grupo há pouco entoava gritos de ordem contra a Corte. "STF, preste atenção, sua toga vai virar pano de chão", diziam.  Manifestantes também seguram faixas com os dizeres "STF, respeite a nossa Constituição" e "censura e tirania no Brasil, não".
Publicidade
Na última quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu uma série de mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas por divulgação de "fake news". A ordem foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito que investiga ameaças, ofensas e notícias falsas disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares.

Um dos investigados, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), participa do ato na capital federal. Ele e um grupo de apoiadores, vestindo camiseta do "movimento conservador" entoaram um grito de ordem contra o STF. "Supremo é o povo", bradaram.
LEIA MAIS: Datafolha: 72% discordam de Bolsonaro sobre armar população

Avaliação

O protesto a favor do presidente ocorre após a última pesquisa Datafolha indicar uma piora na avaliação de Bolsonaro, em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Levantamento realizado nos dias 25 e 26 de maio mostra que, dos 2.069 entrevistados, 50% consideram a avaliação do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da covid-19 "ruim" ou "péssima".

Na madrugada deste domingo, no mesmo local, o grupo bolsonarista "300 pelo Brasil", liderado pela ativista Sara Winter, fez um protesto com gritos de ordem contra o STF. Cerca de 40 pessoas participaram e seguravam tochas acesas e alguns vestiam máscaras de personagens de filmes de terror.

Galeria de Fotos

Bolsonaro participa da manifestação em Brasília Reprodução / Redes Sociais
Manifestação pró-Bolsonaro em Brasília Reprodução / Redes Sociais
Ato pró-Bolsonaro em Brasília Reprodução / Redes Sociais