Mesmo sem ter feito qualquer tipo de compra, moradora recebeu pacote - Divulgação
Mesmo sem ter feito qualquer tipo de compra, moradora recebeu pacoteDivulgação
Por O Dia
Maranhão - O Estado do Maranhão registrou o primeiro caso de recebimento das sementes misteriosas. A notificação foi feita, nesta terça-feira, pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA). Com o caso do Maranhão, 24 estados e o Distrito Federal registraram a vinda de pacotes parecidos. No Rio, o primeiro caso aconteceu no fim de semana retrasado, no dia 26 de setembro. 
As sementes foram recebidas por uma moradora do bairro do São Francisco, em São Luís, na capital do estado, em sua residência, mesmo sem ter feito nenhuma compra ou solicitação. Segundo a AGED, ela tomou as medidas necessárias, encaminhando o pacote de sementes sem violar, para o setor responsável da agência pela Defesa e Inspeção Vegetal.
Publicidade
“Essa é a primeira ocorrência que recebemos e queremos fazer um alerta a todos do Estado do Maranhão que ao receberem um pacote como este, contendo sementes, não despreze, não jogue fora e entregue em uma de nossas Unidades Regionais ou entre em contato pelos telefones em nosso site para que possamos fazer o recolhimento destas sementes”, frisou Antonia Lucia Malheiros, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da AGED.
A AGED recomenda que a embalagem não seja viola, não seja descartada em cursos d’água ou junto ao lixo comum. Orienta-se ainda não plantar ou semear muda ou semente recebidos de origem desconhecida, mesmo que a embalagem descreva que o conteúdo é de uma semente de fruta popular.

Essas medidas visam proteger o patrimônio fitossanitário brasileiro e maranhense. A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos.
Publicidade
SOB INVESTIGAÇÃO
A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou, nesta terça-feira, que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério. Os pacotes supostamente foram enviados de quatro países da Ásia, como China e Malásia.
Publicidade
Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.
o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma "pesquisa do zero" para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país.