Eleições 2020: número de candidaturas indígenas cresce 27%

Em números absolutos, PT é o partido com mais candidaturas indígenas seguido pelo MDB e pelo PP

Por iG

Número de candidaturas indígenas cresce 27%
Número de candidaturas indígenas cresce 27% -
São Paulo - Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de candidatos que se declaram indígenas cresceu 27% nas eleições municipais deste ano. Os números ainda estão sendo atualizados pelo TSE e podem mudar até a data do pleito.

De acordo com a justiça, até o começo da semana, 2.177 candidatos indígenas haviam sido registrados. Em 2018, foram apenas 1.715 candidatos indígenas. Entretanto, mesmo com o aumento, o número representa menos de 0,4% da quantidade total de candidaturas.

Os candidatos indígenas estão distribuídos em 32 partidos, sendo que o PT é a sigla com mais candidaturas indígenas: 263. Em seguida, vêm o MDB e o PP, com 152 cada. Entretanto, tais números representam uma parcela pequena da totalidade de candidaturas do partido. No caso do PT, os 263 indígenas representam 0,96% do total de candidatos no país.

Já os 152 candidatos do PP e do MDB representam, respectivamente, 0,39% e 0,33% das candidaturas. Proporcionalmente, o PSTU é o partido que lança mais candidaturas indígenas: 3,43% dos candidatos do partido são indígenas.


Comentários