Celso Russomano, candidato à prefeitura de São Paulo - Republicanos
Celso Russomano, candidato à prefeitura de São PauloRepublicanos
Por IG - Último Segundo
São Paulo - O deputado federal e candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Republicanos, Celso Russomanno , atribuiu a maior resistência à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), à falta de banho de moradores em situação de rua e usuários de drogas na região da Cracolândia.
O comentário foi feito por Russomanno em um encontro que ele teve nesta terça-feira com a Associação Comercial de São Paulo. Segundo o candidato, as pessoas da região têm mais resistência ao vírus "porque convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho".
Publicidade
Na reunião, o parlamentar conversou com empresários e ouviu demandas do setor do comércio. Ele ainda criticou a maneira como o governo de São Paulo e a Prefeitura conduziram as medidas de restrição contra o novo coronavírus na capital paulista.
"Todo mundo esperava que a Covid tomasse conta de todo mundo, até porque, eles não têm o afastamento que foi pré-estabelecido pela OMS. E eles estão aí, nós temos casos pontuais, e não temos uma quantidade imensa de moradores de rua com problema de Covid. Talvez eles sejam mais resistentes do que a gente, porque eles convivem o tempo todo nas ruas, não tem como tomar banho todos os dias, etc e tal", afirmou Russomanno.
Publicidade
Até agora não nenhum evidência científica de que a falta de banho aumenta a resistência do organismo ao novo coronavírus. Manter a higiene é um método de prevenção, mas isso não quer dizer que a pessoa adquire maior imunidade ao fazer isso. Especialistas recomendam, inclusive, que a população tome banho e troque de roupas quando passar por aglomerações, mas como uma medida preventiva.
Durante o encontro, o candidato ainda criticou a política de isolamento da Prefeitura de São Paulo, feita em parceria com o governo estadual. Ele chamou a atual gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) de "penduricalho" do governo de João Doria (PSDB) e defendeu o isolamento vertical.
Publicidade
Essa forma de combate à pandemia defende que somente as populações de risco continuem em isolamento social, sem considerar que as próprias pessoas podem ser vetores e levar o novo coronavírus para dentro de casa.
"Esse isolamento deveria ter sido feito, depois dos primeiros 30 dias, de forma vertical, cuidando das pessoas com problemas respiratórios, das pessoas cardíacas, dos idosos, das pessoas com deficiência...deveria ter sido cuidado disso, e não fechado o comércio do jeito que foi feito, quebrando e desempregando todo mundo, agora nós vamos ter que consertar isso tudo. E não vai ser fácil não...", disse Russomanno.