Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais - Antonio Cruz/ Agência Brasil
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas GeraisAntonio Cruz/ Agência Brasil
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Belo Horizonte - A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta na manhã deste sábado (24), sobre a previsão de chuva excessiva em Minas Gerais e o risco para barragens em nível de emergência 3, o mais alto. Em nota, o órgão alerta para a possibilidade de "precipitações fortes".

"Os empreendimentos que possuem barragens de mineração em Minas Gerais devem redobrar a atenção e o monitoramento das estruturas este final de semana", reforça a nota da ANM. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o volume de chuva entre hoje e amanhã supere os 50 mm.

As três barragens no Estado classificadas como nível de emergência 3 ficam nos municípios de Barão de Cocais, Nova Lima e Ouro Preto. A ANM pede para que as equipes equipes de segurança se mantenham "em alerta, com monitoramento diário das condições das estruturas - em especial do estado de conservação - além de manter atenção especial às tomadas d'água dos vertedouros".

O órgão reforça que o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) deve ser informado imediatamente sobre eventuais anormalidade e o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado.
O estado de Minas Gerais sofreu nos últimos anos com dois rompimentos de barragens: o de Mariana, no ano de 2015, e o de Brumadinho, em 2019.