Copo pintado para burlar restrição
 - Reprodução Twitter
Copo pintado para burlar restrição Reprodução Twitter
Por O Dia
Minas Gerais - Alguns bares foram flagrados, neste sábado, descumprindo um Decreto Municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes de Belo Horizonte. Nos últimos dias, circula um post nas redes sociais que alguns estabelecimentos da capital mineira estão pintando copos de preto para servir cerveja e deixando garrafas de Coca-Cola na mesa para fazer figuração. A procedência da ação ainda não foi comprovada pela prefeitura.
Publicidade
De acordo com o jornal "Estado de Minas", nas proximidades do Mercado Central, nos arredores da Avenida Augusto de Lima, Centro de BH, os frequentadores dos estabelecimentos continuam consumindo bebidas alcoólicas sem a menor preocupação.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, até o momento, "não recebeu denúncia de comercialização irregular de bebida alcoólica" no local. No entanto, solicitou uma vistoria no local e caso haja irregularidade, o bar será interditado.
Publicidade
Caso a infração se repita, o estabelecimento está sujeito a ser multado em R$ 17.612,57.
O decreto 17.484/2020, que entrou em vigor no dia 7 de dezembro, tem o objetivo de diminuir a circulação de pessoas, ampliar o distanciamento social e conter comportamentos que têm aumentado o risco de contágio da Covid-19.
Publicidade
Burlando as regras
Segundo foi espalhado na internet, alguns bares estão pintando copos de preto para servir cerveja, deixando garrafas de Coca-Cola na mesa para dar impressão que o cliente está bebendo refrigerante. No entanto, ainda não há comprovação se a história é real.
Publicidade
De acordo com o "Estado de Minas", um homem, que teve a identidade preservada, confessou que bebeu uma cervejinha usando um "jeitinho" que o dono de um bar encontrou para dar continuidade ao comércio de bebidas alcoólicas.
Publicidade
"Estávamos num deck (área externa do restaurante) que dava para a rua. Pedimos uma cerveja e nem estávamos lembrando desse decreto do Kalil. Pedimos a cerveja, e o garçom deu um copo plástico para cada um da mesa, colocou a cerveja e levou a garrafa para dentro. E colocou um guaraná dois litros quente na mesa. Toda hora que pedíamos uma cerveja, ele chegava, servia, levava a garrafa pra dentro e deixava o guaraná intacto na mesa", contou o cliente.