Brasil ultrapassa as 425 mil mortes em decorrência da Covid-19
Brasil ultrapassa as 425 mil mortes em decorrência da Covid-19Divulgação
Por iG
São Paulo - O Brasil atingiu na tarde desta quinta-feira (29) a trágica marca de 400 mil mortes em decorrência da Covid-19. Vivendo o pior momento da pandemia, em apenas 36 dias, o país somou uma centena de milhares de mortes.
Diversas autoridades e personalidades do universo político brasileiro se pronunciaram, lamentandoa grave crise sanitária que vive o país e criticando o governo federal, comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Impeachment é pouco”, afirma o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Confira declarações de políticos e de autoridades:

Publicidade
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, demitido do cargo após divergências com Bolsonaro, lamentou as mortes, e pediu ajuda da ciência "para nos salvar":
Publicidade
O ex-ministro e presidenciável em 2018, Ciro Gomes (PDT) culpou a "atitude irresponsável e genocida" pelas 400 mil mortes no país:
Publicidade
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) prestou solidariedade às famílias e culpou o presidente Bolsonaro pelo "extermínio":
Publicidade
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na abertura da sessão do plenário, prestou condolências às vítimas da pandemia:
"Gostaria de, ao iniciar essa sessão, manifestar mais uma vez a minha profunda solidariedade em meu nome e em nome de todos os integrantes da Corte às vítimas dessa pandemia que assolou nosso país”.
Publicidade
O magistrado prestou homenagem ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Walmir Oliveira, que morreu "lamentavelmente por essa doença" na última quarta-feira (28).
Já o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ) alertou para o risco de uma "terceira onda" de Covd-19 no país, e cita "tragédia impulsionada pelas omissões do governo federal":️

Líder do MTST e candidato à presidência em 2018 e à prefeitura de São Pualo em 2020, Guilherme Boulos (PSOL) criticou o andamento "a conta gotas" da vacinação no Brasil" e chamou Bolsonaro de 'covarde':