Rio - A vacinação contra a Covid-19 no Brasil já evitou entre 40 mil e 55 mil mortes pela Covid-19. O dado é de uma pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que também estima uma redução entre 96 mil e 117 mil internações relacionadas à doença.
"Os números reforçam e ilustram de forma mais palpável a eficácia das vacinas. Mostram como a vacinação faz toda a diferença na redução de casos graves e mortes e o quanto é importante voltar para tomar segunda dose", afirmou Marcelo Gomes, autor do trabalho, ao jornal O Estado de S. Paulo.
No estado de São Paulo, o estudo estima que a redução de casos graves da Covid-19 foi entre 24 mil e 35 mil. Referentes à morte, foi entre 10 mil e 17 mil.
O estudo fez as projeções considerando as proporções dos números de casos e óbitos registrados após o pico da segunda onda da pandemia, entre pessoas acima dos 60 anos. Especialistas explicam que a vacina não impede o contágio, mas evita que a pessoa infectada desenvolva as formas graves da doença.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.