Senador Renan CalheirosPedro França/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 26, que o relatório da comissão estará pronto até o fim de setembro. Para Calheiros, embora a CPI já esteja "na reta final", ainda há tempo para avançar nas investigações e depoimentos, com possíveis novos convocados.
Renan afirmou que a necessidade de novas audiências e depoimentos não mudaria em nada a previsão de entrega do relatório.
"Eu tenho me esforçado para compatibilizar estas questões novas da investigação que virão à tona e certamente serão investigadas, mas neste prazo. Estou fazendo coisas simultâneas: estou querendo avançar na investigação, estou estudando bastante as informações que chegam e vamos, a partir de agora, formatar verdadeiramente aquilo que será o relatório final", respondeu o relator.
O prazo final de funcionamento da CPI da Pandemia é no dia 5 de novembro. Os senadores que integram o colegiado têm até esta data para votar o relatório em que Renan terá de fazer um grande resumo de todo o trabalho desenvolvido pela comissão teve início no final de abril.
Entre outros pontos, ele deve sugerir encaminhamentos para os investigados pela comissão como, por exemplo, pedir investigações, indiciamentos ou abertura de inquéritos para a Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Contas da União e outros. Para tanto, terá que fundamentar cada encaminhamento com os depoimentos, documentos e quebras de sigilo analisados. A comissão já teve 52 reuniões, com mais de 40 depoimentos. Dezoito pessoas constam como investigadas pela CPI.
*Com informações da Agência Senado