Desde o início da campanha, já foram distribuídas mais de 233,7 milhões de doses das vacinas contra covid-19Divulgação

O Brasil atingiu a importante marca de 40% da população brasileira com mais de 18 anos completamente imunizada contra a covid-19. Os números são do balanço oficial divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 2. Isso significa que 64 milhões de brasileiros receberam as duas doses ou a dose única da vacina anticovid.

Além disso, a primeira dose já foi aplicada no braço de 132 milhões de brasileiros. Isso significa, na prática, 83,4% dos 160 milhões de adultos no país.

Com a vacinação avançando em diversos locais, o Ministério afirma que é possível começar a enxergar resultados positivos, como a queda na taxa de ocupação dos leitos de covid, de enfermaria e UTI, que já estão abaixo de 50% e dentro dos padrões de normalidade em 19 estados do país.

As médias móveis de casos e óbitos também estão em queda e registraram, nos últimos dois meses, redução de 61% e 60%, respectivamente.
"Vamos continuar avançando e contando com apoio de todos. Quando assumi o Ministério da Saúde o objetivo era vacinar um milhão de pessoas por dia, número que estamos atingindo com normalidade. Se continuarmos nesse ritmo será possível vacinar todo público-alvo do país com as duas doses até o mês de outubro", reforçou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Desde o início da campanha de imunização, já foram distribuídas mais de 233,7 milhões de doses das vacinas contra covid-19. No mês de agosto, a pasta bateu recorde e distribuiu mais de 60,8 milhões de doses de vacinas para todos os estados e o Distrito Federal.