A CPI da Covid realiza a oitiva do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quarta-feira, 6Edilson Rodrigues/Agência Senado
Questionado por Renan Calheiros (MDB-AL), o depoente explicou que, caso a Prevent Senior não resolva os problemas identificados, a operadora pode ser "liquidada" e ter o seu registro na ANS cancelado. No entanto, Rebello afirmou que "a operadora nem de longe está nessa situação".
Calheiros também exibiu um trecho da oitiva do diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Jr., no qual ele afirma que a operadora orientou médicos a alterarem diagnósticos.
Em resposta, Paulo Rebello afirmou que a ANS soube, por meio da CPI, que a Prevent Senior estaria alterando o CID (código de diagnóstico) de doenças. Ele destacou que o fato é grave e está sendo apurado. Na sequência, o presidente da agência negou que havia uma decisão da agência autorizando o ato.
Denúncias à ANS
Rebello explicou que uma vez aberta a queixa, ela é enviada automaticamente às operadoras, que têm 5 dias para responder (no caso de questões assistenciais) ou 10 dias (para questões não assistenciais).
O sistema é automático, sem intervenção humana, afirmou. Ele disse ainda que a ANS toma todas as medidas necessárias para a resolução dos conflitos, com equilíbrio entre empresas e beneficiários.
“A agência vem sim se preocupando com os beneficiários e tem atuado sempre que qualquer denúncia é apresentada para ela”, disse o diretor. Veja:
Paulo Rebello explica como funcionam as denúncias de plano de saúde feitas para a ANS.
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 6, 2021
Créditos: Reprodução/TV Senado#CPIdaCovid #ODia pic.twitter.com/Gje3WNXy6G
“Nós não queremos que mais de 550 mil pessoas que dependem deste plano fiquem desassistidas, principalmente pós-covid, porque nós vamos precisar muito de tratamento para problemas pulmonares e outros problemas que essa doença, infelizmente, trouxe aos brasileiros”, disse o parlamentar. “A CPI não está aqui na intenção de quebrar empresas”, completou.
Posteriormente, questionado por Calheiros, o depoente disse que o beneficiário que tiver interesse em se desligar da Prevent Senior pode fazer isso a qualquer momento.
“Já é garantido pela agência, está regulamentado. Já tem uma resolução específica, que é exatamente a portabilidade”, disse Rebello.
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