O ministro da Saúde Marcelo QueirogaVAlter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma palestra, na manhã desta terça-feira, 26, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Manifestantes aproveitaram a presença do ministro para protestar contra ele e o governo do Brasil. Confira:
NÃO AO QUEIROGA GENOCIDA Manifestação de protesto contra a presença do ministro da morte Marcelo Queiroga (Saúde) nesta terça-feira na Universidade de Lisboa em Portugal. O ato foi promovido pelo Coletivo Andorinha com apoio da Casa do Brasil e Coletivo Maria Felipa. Veja vídeos. pic.twitter.com/1zKiuSaF6r
— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) October 26, 2021
Com mais de 600 mil mortes registradas, o Brasil tem o segundo maior número de óbitos pela covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Durante o evento, Queiroga disse que esses feitos não são reportados pela mídia tradicional, que ele afirmou que está comprometida com "narrativas próprias".
Além disso, o ministro evitou tocar nos assuntos relacionados à CPI da Covid e a condução do país em relação à pandemia. O ministro afirmou que o Brasil investe o mesmo que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na saúde, mas admitiu que o valor só é alcançado quando considerado o investimento da rede privada.
"O Brasil tem cerca de 9,5%, 10% do PIB gasto em saúde. Deste percentual, metade é investimento privado. (...) Temos o desafio de ampliar o investimento público", afirmou.