Um total de 4,5 milhões de pessoas precisam tomar a segunda dose no estado de São Paulo Divulgação

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alertou nesta segunda-feira, 22, que 4,5 milhões pessoas ainda não compareceram às unidades de saúde para tomar a segunda dose das vacinas completar e completar a imunização contra a covid-19.
O balanço da tarde desta segunda contabiliza 867,8 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 1 milhão da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 2,6 milhões da Pfizer/BioNTech. Por conta disso, a pasta reforça as orientações para que as pessoas retornem aos postos.
"É fundamental que todos possam retornar aos postos para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal", afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Tanto a vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz (8 semanas) e da Pfizer (21 dias) são necessárias duas doses para que o ciclo vacinal esteja completo. Caso o prazo seja ultrapassado, o cidadão deve procurar um posto assim que possível para completar a imunização.
As Prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de São Paulo apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por email à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.
O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/.
Dose Adicional
Além disso, toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional de covid-19. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.
Vale destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de saúde.
De acordo com o governo federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar uma segunda dose após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço.
O estado de São Paulo, porém, não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina.