Pelo menos 249 cidades brasileiras já exigiam a apresentação do documento para a permitir a entrada em espaços públicosTânia Rego/Agência Brasil

Rio - Com o ataque hacker que derrubou o aplicativo ConecteSus, que fornece o certificado de vacinação da covid-19 para a população, confira como comprovar a imunização contra o vírus. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no fim de setembro, pelo menos 249 cidades brasileiras já exigiam a apresentação do documento para a permitir a entrada em espaços públicos.
O certificado de vacinação pode ser emitido por aplicativos de governos estaduais e prefeituras. Outra forma de apresentação é com a versão física do comprovante, já que nem todos os estados criaram plataformas digitais para a emissão.
Estados como Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, possibilitam que o morador obtenha o comprovante digital em aplicativos ou sites criados pelas secretarias estaduais de Saúde. Em outros, como Rio de Janeiro e Santa Catarina, não há emissão do certificado pelo governo estadual, mas há iniciativas de algumas prefeituras.
Segundo a prefeitura do Rio, são considerados documentos válidos para a comprovação da vacinação: certificado de vacinação disponível na plataforma Conecte SUS; cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais do Brasil ou do exterior.
A própria utilização do comprovante tem sido exigida de formas diferentes pelo país. No Rio de Janeiro, o documento é exigido para frequentar academias e clubes. Já em São Paulo, é exigido em bares e eventos.
Mesmo em estados e municípios que não estenderam a exigência para todos os estabelecimentos públicos, alguns locais passaram a cobrar o documento em suas dependências. É o caso de instituições de ensino, como a UERJ.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o ataque "comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento".
De acordo com a pasta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados e que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) procura colocar a plataforma em funcionamento. O ministério não deu previsão de retorno.