Brasília - A Polícia Federal foi acionada na manhã desta sexta-feira, 10, para atender ocorrência de ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde e de modificação do conteúdo exibido em seu site (defacement).
Segundo a PF, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados, ou seja, os autores do ataque não "embaralharam" o conteúdo para que ele ficasse inacessível. O comunicado diz que houve um comprometimento de sistemas de notificação de casos de Covid, do Programa Nacional de Imunização e do ConectSUS.
Uma equipe da Polícia Federal do Núcleo de Operações de Inteligência Cibernética se deslocou para o “data center” do Ministério da Saúde (DATASUS), onde foram procedidas as primeiras análises periciais para a investigação policial.
"A PF instaurou inquérito policial nesta tarde para apuração de autoria e materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa", diz a nota
A PF instaurou inquérito para apurar "crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.