Jair Bolsonaro e Lula Reprodução

Brasília - A pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), divulgada nesta terça-terça (14), mostra que se as eleições fossem hoje o ex-presidente Lula (PT) teria 48% das intenções de voto para presidente, enquanto Bolsonaro fica 21%. A diferença é de 27 pontos percentuais, constata o levantamento. 
O levantamento, no primeiro cenário, aponta que Lula tem mais votos que todos os outros candidatos somados, o que poderia lhe garantir a vitória em primeiro turno se as eleições de 2022 fossem hoje.
Os dois candidatos são seguidos por Sérgio Moro (Podemos), com 6%; Ciro Gomes (PDT), 5%; André Janones (Avante), 2%; João Doria (PSDB), 2%; e Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Tebet, ambos com 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) tiveram 0%. Brancos e nulos somaram 9% e 5% não souberam indicar um nome ou não responderam.
No segundo cenário, com menos nomes, Lula atingiu 49%, Bolsonaro 22%, Moro 8%, Ciro 5% e Doria 3%. Brancos e nulos somaram 9% e 3% não souberam indicar um nome ou não responderam nessa avaliação.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%. De acordo com o Ipec os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores por causa da mudança dos nomes testados.