Fortes chuvas provocam alagamentos no sul da Bahia desde o início deste mêsDivulgação/ Governo do Estado da Bahia

Com as fortes chuvas que vêm atingindo o interior da Bahia desde a última quinta-feira, 23, várias cidades da região voltaram a registrar alagamentos e interdições.
De acordo com informações da Defesa Civil, já são 66 cidades em situação de emergência e, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), já são 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados.
Além disso, o volume de feridos subiu para 286 e a população atingida pelas consequências dos temporais no interior do Bahia chegou a 378.286. Desse total, 17 morreram. Portanto, segundo a Sudec, as pessoas estão entendendo a necessidade de sair de duas habitações que estão em áreas de risco e procurarem abrigos.
As enchentes que atingem o sul baiano desde meados de dezembro - e que também foram registradas no norte de Minas Gerais - foram provocadas por um ciclone extratropical formado na costa sul do país - o volume de chuvas chegou a 450 mm em Itamaraju.
Na capital baiana também choveu acima do esperado nesta sexta-feira, 24. Até este domingo, 26, a previsão é de chuvas significativas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas deverão variar entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima).
Na segunda-feira, 27, a chuva perde a força, mas o fim de ano será marcado por chuvas intensas acompanhadas por trovoadas ocasionadas pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (sistema meteorológico do verão, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa.
Em cidades menores do interior da Bahia, entre as quais Medeiros Neto, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana, houve registros de inundações e as prefeituras trabalham no escoamento das águas com maquinários para evitar o acúmulo de água e mais acidentes, entre os quais desmoronamentos.