Bolsonaro está internado com novo quadro de obstrução intestinal no Hospital Vila Nova StarReprodução/Redes Sociais

Depois de passar as férias em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 3. A suspeita é que o mandatário esteja com uma nova obstrução intestinal. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Bolsonaro "passa bem". O quadro foi confirmado pelo hospital, que acrescentou: "não há previsão de alta". Antes de Bolsonaro passar mal, a expectativa era que ele retornasse a Brasília nesta segunda-feira, primeiro dia útil do ano.
"O presidente da República, Jair Bolsonaro, após sentir um desconforto abdominal, deu entrada no Hospital Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3), para a realização de exames. A Secom informa, ainda, que o Presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico", comunicou a pasta.
Conforme informou o cirurgião Antônio Luiz Macedo, Bolsonaro deve fazer novos exames e uma tomografia para entender o que há no abdômen de fato, mas não deve precisar de uma nova cirurgia. Macedo foi quem operou o presidente depois dele ter tomado uma facada durante a campanha eleitoral, em 2018, e o acompanha desde o ocorrido. O médico estava de férias nas Bahamas quando foi acionado por conta do estado de saúde do presidente e vai voltar ao Brasil.
Após levar a facada, o mandatário já passou por quatro cirurgias, além de outros dois procedimentos que não tiveram relação com o episódio: uma vasectomia e a retirada de um cálculo na bexiga. Além disso, em julho do ano passado, ele foi hospitalizado por conta de soluços persistentes.
Bolsonaro havia dado entrada no Vila Nova Star pela última vez em julho de 2021, quando também sentiu dores abdominais e ficou quatro dias no hospital, localizado na Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista.
"O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta", informou o hospital, em nota.
O presidente estava em São Francisco do Sul, no litoral catarinense, desde o dia 27 de dezembro, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e uma comitiva presidencial. Ele deixou o local por volta da meia-noite, quando seguiu para Joinville em um helicóptero da Força Aérea Brasileira e, em seguida, voou para São Paulo. 
O período de férias de Bolsonaro foi marcado por aglomerações e polêmicas. Além de se reunir com apoiadores em diversas ocasiões, gerando tumulto e não utilizando máscara de proteção contra a covid-19, o presidente foi criticado por cidadãos e outras autoridades por se ausentar diante da tragédia ocasionada pelas fortes chuvas na Bahia.