O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 deste ano, na tarde deste domingo, 2. O lote composto por 1,1 milhão de doses da Pfizer chegou ao país pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os imunizantes devem ser distribuídos nos próximos dias aos estados e Distrito Federal.
"Antes disso, as vacinas devem passar por um rigoroso processo de controle de qualidade e, em seguida, organizados e distribuídos para que cheguem a todas as unidades federativas o mais rápido possível para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a covid-19. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu quase 400 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil", informou a pasta.
É com o imunizante da Pfizer que, preferencialmente, os brasileiros devem tomar a dose de reforço contra a doença. Até o momento, aproximadamente, 20 milhões de brasileiros já receberam o reforço. A orientação do Ministério da Saúde é que a proteção complementar seja aplicada quatro meses depois da aplicação da segunda dose.
Em 2022, o governo receberá dos laboratórios contratados mais de 354 milhões de doses de vacinas. Para este ano, foram contratadas 100 milhões de doses da Pfizer e 120 milhões de doses da AstraZeneca, imunizante produzido na Fiocruz. Outras 134 milhões de vacinas de contratos firmados em 2021 devem ser disponibilizadas aos brasileiros este ano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.