Pfizer inicia estudos clínicos de vacina com base na Ômicron Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 deste ano, na tarde deste domingo, 2. O lote composto por 1,1 milhão de doses da Pfizer chegou ao país pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Os imunizantes devem ser distribuídos nos próximos dias aos estados e Distrito Federal.
"Antes disso, as vacinas devem passar por um rigoroso processo de controle de qualidade e, em seguida, organizados e distribuídos para que cheguem a todas as unidades federativas o mais rápido possível para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a covid-19. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu quase 400 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil", informou a pasta.
É com o imunizante da Pfizer que, preferencialmente, os brasileiros devem tomar a dose de reforço contra a doença. Até o momento, aproximadamente, 20 milhões de brasileiros já receberam o reforço. A orientação do Ministério da Saúde é que a proteção complementar seja aplicada quatro meses depois da aplicação da segunda dose.

Em 2022, o governo receberá dos laboratórios contratados mais de 354 milhões de doses de vacinas. Para este ano, foram contratadas 100 milhões de doses da Pfizer e 120 milhões de doses da AstraZeneca, imunizante produzido na Fiocruz. Outras 134 milhões de vacinas de contratos firmados em 2021 devem ser disponibilizadas aos brasileiros este ano.