Olavo de Carvalhoreprodução

O escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, morreu na noite da segunda-feira, 24, aos 74 anos, em um hospital na região de Richmond, na Virgínia, Estados Unidos. O anúncio foi feito pela família de Carvalho nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira, 25. A causa da morte não foi revelada, mas o escritor anunciou ter se infectado com o novo coronavírus no dia 16.
"A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor", diz a publicação. No ano passado, Carvalho teve diversos problemas de saúde, que o levaram a uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos, onde morava.
Em sua rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PL), prestou homenagem ao bolsonarista e desejou o conforto da família. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", escreveu.
Apesar de ter sido um grande apoiador do presidente durante as eleições de 2018, Olavo vinha realizando uma série de críticas ao governo, depois que esse perdeu o viés ideológico ao abrir espaço para o Centrão. Mesmo com o racha, o escritor ainda declarava voto a Bolsonaro em 2022.
Autointitulado professor de filosofia, Olavo de Carvalho nasceu em Campinas, interior de São Paulo, em 1947. O escritor era cardiopata e portador da Doença de Lyme, doença transmitida por carrapatos, e um apoiador assumido do conservadorismo. O escritor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.