Vacina pediátrica da Pfizer contra a COVID-19Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 26, que mais 1,8 milhão de doses pediátricas contra a Covid-19 da Pfizer, voltadas para o público de 5 a 11 anos, devem chegar ao Brasil na próxima segunda-feira, 31. De acordo com a pasta, as doses com previsão de entrega para 3 de fevereiro foram antecipadas.

As doses vão desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) e começarão a ser distribuídas aos estados e ao Distrito Federal após passarem pelo controle de qualidade. Ao todo, o Brasil já recebeu 4,2 milhões de doses pediátricas dessa vacina.

Já para o público acima de 12 anos, o Ministério da Saúde informa que foram distribuídas 407,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, alcançando “quase 92% da população acima de 12 anos”, com pelo menos a primeira dose. “Isso equivale a 163,5 milhões de pessoas”, informa a pasta.
Para a imunização das crianças entre 5 e 11 anos será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.

A imunização com a segunda dose (ou a dose única) já alcançou 85% da população, o que corresponde a cerca de 150,9 milhões. “Mais de 37,1 milhões já garantiram a dose de reforço, fundamental para completar a imunização contra a doença”, complementa a pasta.