Israel Soares está preso desde janeiro deste anoReprodução

Um homem de 21 anos que está preso desde janeiro deste ano em Tramandaí, cidade do Rio Grande do Sul, foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de terrorismo por ter feito manifestações nazistas na internet. Além das publicações nazistas, Israel Soares também fez ameaça contra parlamentares e contra um influencer digital antes de ser preso. As informações são do G1.

Segundo informações do G1, a delegada Andrea Mattos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, a legislação brasileira prevê detenção de 12 a 30 anos para o crime. A delegada entende que a comoção social gerada pelo caso justifica o indiciamento, que é a conclusão da Polícia Civil após investigação.

"Preocupações com o terrorismo não se restringem à atuação de organizações. Também envolvem ameaças de potenciais atos de violência com motivação política, religiosa, ideológica e étnica que apresentem propósito de geração de pânico, terror e sensação de insegurança na sociedade", explica.
Agora, o documento gerado será enviado ao Ministério Público, que poderá, ou não, denunciar o suspeito à Justiça. Caso isso seja feito, começará o processo de julgamento.
Crime
De acordo coma Polícia Civil, o suspeito fez ameaças contra o vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT), que tem histórico de denunciar extremistas à polícia, contra a vereadora de Niterói, no Rio de Janeiro, Benny Briolly (PSOL), que é transsexual, e contra o influencer digital Antônio Isupério.

Em janeiro deste ano, ele foi preso por isso. A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa onde ele residia. Publicações em redes sociais feitas por ele que incitavam ódio contra negros, judeus e pessoas LGBTQ+ levaram à ação.
Na ocasião, um capacete da Legião Hitlerista, usado na 2ª Guerra Mundial, foi apreendido, além de celular, computador, pendrives, canivete e radiocomunicador.

O suspeito está preso na Penitenciária de Osório.