Anvisa autoriza nova indicação de medicamento para tratar covid-19 Divulgação/Sergio Lima

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Veklury (remdesivir) para um novo grupo de pacientes da covid-19. Agora, o remédio será utilizado em adultos que não necessitam de administração suplementar de oxigênio e que apresentam risco aumentado de progredir para caso grave da doença.
O remdesivir é um antiviral injetável produzido no formato de pó para diluição, em frascos de 100 mg. A substância impede a replicação do vírus no organismo, diminuindo o processo de infecção. No Brasil, ele já tinha autorização para o tratamento de pacientes da covid-19 adultos e adolescentes (com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de mínimo de 40 kg) com pneumonia que precisassem de administração suplementar de oxigênio (baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento).
A nova autorização foi dada nesta segunda-feira (23) depois que a empresa Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, responsável pela substância, apresentou dados clínicos que demonstram a eficácia e a segurança do produto para esse tratamento.

A Anvisa informou que o tratamento para a nova indicação deve ser logo após o diagnóstico de covid-19 e dentro de sete dias depois do aparecimento dos sintomas. O tratamento deve durar três dias, com dose única de 200 mg de remdesivir no primeiro dia, administrada por infusão intravenosa, e 100 mg nos dias seguintes, uma vez por dia, também por infusão intravenosa.
As condições de segurança para a administração do medicamento em ambiente ambulatorial continuam as mesmas daquelas já estabelecidas na bula do Veklury, como, por exemplo, a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes, antes do início do tratamento.