Criminoso era associado ao PCCDivulgação/Polícia Civil

São Paulo - A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira, 5, Anderson Lacerda Pereira, mais conhecido como Gordão, no bairro Vila Real, em Poá, na Região Metropolitana de São Paulo. O traficante de 42 anos, é apontado como responsável por enviar toneladas de cocaína para a Europa e estava na lista da Interpol desde 2020. Ele foi preso por agentes do 103º DP (Cohab Itaquera), junto a seu braço direito, identificado pela polícia como Jânio, e deve ser encaminhado a audiência de custódia.
Gordão é procurado desde 2017 e acusado de tráfico, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. O criminoso também é suspeito de ter de montado 38 clínicas médicas e odontológicas na Grande São Paulo. As investigações apontam que pelo menos uma das unidades seria para atender integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) baleados em confrontos policiais.
A polícia descobriu ainda que ele se infiltrou na Prefeitura de Arujá, onde faturou contratos milionários na área da Saúde e comprou aproximadamente 15 casas de alto padrão. Com o dinheiro dos crimes, Gordão acumula um patrimônio estimado em mais de R$ 100 milhões.
Segundo os policiais, o traficante se inspirava em criminosos como o colombiano Pablo Escobar, ostentando os bens. Anderson montou um minizoológico em Santa Isabel, município próximo a Arujá.
De acordo com as investigações, Gordão se hospedava em motéis para evitar que fosse capturado.