Uma mulher e duas crianças tiveram ferimentos na colunaReprodução

São Paulo - Um brinquedo conhecido como elevador despencou e deixou três pessoas feridas no domingo, 11, em um parque de diversões no bairro Satélite, em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. As vítimas tiveram lesões na coluna.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o momento em que o brinquedo, em forma de nave espacial, cai de forma violenta, machucando uma criança, uma adolescente e a sua mãe, além de causar pânico nas pessoas que estavam no parque.
A adolescente, de 12 anos, e a mãe, de 22, foram encaminhadas ao Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, município vizinho. Realizaram tomografia e foram avaliadas por traumatologista. Elas sofreram lesões na coluna. Em seguida foram liberadas. Ambas terão que usar colete cervical e permanecer repouso.

Já criança de 4 anos e 9 meses, encaminhada para o mesmo hospital, apresentou dor abdominal, no cóccix e região sacral. Permanece internada para avaliação cirúrgica pediátrica e ortopédica.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros foram acionados, às 21h, para socorrer as vítimas do acidente no parque de diversões,  na Avenida Jaime de Castro. 
Com relação ao funcionamento do parque de diversões Diego’s Park, o pedido de alvará de funcionamento foi realizado pelo Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo, que emitiu o documento auto-declaratório, segundo a prefeitura.

A Prefeitura disse ainda que o parque tem um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) com validade até 23 de novembro de 2022.

"Também possui um laudo técnico ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) subscrito por engenheiro responsável, que atesta a segurança dos brinquedos vistoriados no momento de liberação do AVCB. Ocorre que o equipamento onde ocorreu o acidente foi instalado no local posteriormente à emissão desses laudos, não havendo em qualquer tempo, o proprietário do parque comunicado às autoridades municipais e do Corpo de Bombeiros", destaca a nota.

A Prefeitura reforça que realiza a fiscalização periódica necessária para renovação de alvará ou em caso de denúncias, sendo que qualquer alteração nos equipamentos sem autorização ou atualização documental é de responsabilidade direta do proprietário do empreendimento.

Na segunda-feira, 12, durante fiscalização, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a fiscalização de obras particulares e a Defesa Civil, notificaram o empreendimento para a suspensão imediata das atividades. Após a vistoria, o parque foi lacrado para evitar mais acidentes envolvendo o brinquedo.

Procurados pela reportagem, os responsáveis pelo Diego’s Park não foram localizados.