Pesquisa aponta que 95% dos alunos do ensino médio público têm defasagem em matemáticaPixabay

São Paulo - Estudo feito pelo Iede, com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, revela que 95% dos estudantes de escolas públicas no Brasil terminam o ensino médio da com aprendizado considerado inadequado em matemática.
A nível nacional no ano passado, 57% dos estudantes de escolas públicas  apresentavam conhecimento insuficiente em matemática e outros 38% apresentaram resultados básicos.
Ou seja, apenas 5% desses alunos saíram do ensino médio preparados adequadamente nesta disciplina e essa média chega a ser menor em 16 estados brasileiros. 
Em 2019 o nível de conhecimento dos estudantes era um pouco melhor. Na disciplina de matemática, 7% apresentavam conhecimento avaliado como adequado. 
O nível de conhecimento na área da língua portuguesa nas escolas públicas é um pouco melhor, apesar de ainda abaixo da média. Dos alunos do ensino médio da rede pública 33,1% têm aprendizado adequado. Em 2019, esse percentual era de 34%.