Mãe e filho morreram no acidenteReprodução
Motorista embriagado invade procissão e mata duas pessoas no Pará
Pelo menos 16 fiéis foram atropelados após o carro ter furado um bloqueio policial em Santarém
Um motorista embriagado invadiu uma procissão católica na madrugada deste domingo, 4, matando duas pessoas na BR-163 em Santarém, no Pará. Ao todo, 16 fiéis foram atropelados após o carro ter furado um bloqueio policial. A 28ª Caminhada de Fé com Maria faz parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, e percorre 37 quilômetros entre Mojuí dos Campos e Santarém.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta de 01h30 equipes da corporação, da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e de órgãos municipais escoltavam fiéis que participavam da procissão, que reuniu milhares de pessoas.
“Lamentavelmente, nas imediações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção na BR-163, um veículo modelo Fiat Strada, com os faróis apagados, avançou contra os policiais da PRF que realizam o controle de fluxo no local, resultando no atropelamento de 16 romeiros, sendo confirmado, até o momento, dois mortos”, informou a nota da PRF.
Os mortos foram identificados como Angela Maria Gomes Moraes e o filho dela Marcírio Mendes Moraes Neto. A PRF informou que o carro tentou fugir do local, mas foi preso após ser perseguido por agentes da Polícia Rodoviária Federal e por policiais militares.
“O condutor foi submetido ao teste do etilômetro, sendo constatado o resultado de 0,46 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, configurando o crime de trânsito. Os outros dois passageiros do veículo também foram submetidos ao teste, sendo constatado a embriaguez em ambos, com resultados de 0,46 mg/l e 1,02 mg/l”, fiz a PRF.
O limite previsto no Código Brasileiro de Trânsito é de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar. Os três homens foram encaminhados à delegacia de Santarém.
Ainda de acordo com a corporação, as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Posto de Saúde Municipal de Santarém. "A PRF lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e participantes da caminhada e esclarece que segue investigando a dinâmica do acidente e colaborando para a rigorosa elucidação dos fatos."
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, quatro pessoas seguem internadas no Hospital Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Três estão no setor de estabilização e uma passa por cirurgia. Nove foram liberadas após passarem por exames de imagem e avaliação e observação médica.
Notas de Pesar
Em nota publicada em suas redes sociais, a Arquidiocese de Santarém, entidade organizadora do evento, manifestou “profundo pesar e solidariedade” pelas vítimas do “lamentável acidente”.
“Neste momento de dor, rogamos ao Nosso Senhor Jesus Cristo que receba em sua morada celeste as vítimas fatais, e lhes conceda em sua infinita misericórdia o descanso eterno. Ao mesmo tempo, manifestamos o nosso apoio e a nossa solidariedade às vítimas internadas nos hospitais da cidade, e imploramos a Nossa Senhora da Conceição, a intercessão pela plena recuperação de todos”, diz a nota da Arquidiocese.
A prefeitura de Santarém também divulgou nota em que manifesta “voto de profundo pesar” pelo falecimento de ngela e Marcírio.
“Manifestamos ainda nossa solidariedade e condolências aos familiares e amigos e estamos com nossas equipes acompanhando e à disposição dos familiares desde a hora do ocorrido. Que Deus conforte a família nesse momento difícil de perda e de dor”.
A 28ª Caminhada de Fé com Maria saiu do campo Nogueirão, em Mojuí dos Campos, onde ocorreram shows de bandas católicas e a Missa de Envio da Caminhada antes do início da procissão. O encerramento seria na Praça da Matriz, em Santarém, mas foi cancelado devido ao acidente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.