EcoRioMinas orienta motorista a, antes de viajar, realizar manutenção do veículoEcoRioMinas/Divulgação

Com a proximidade das festas de fim de ano e do período de férias, muita gente já está pensando em pegar a estrada com a família. A EcoRioMinas, concessionária que administra a rodovia Rio-Valadares, alerta para a importância de incluir no planejamento da viagem a revisão do veículo e de seguir as regras de segurança viária durante todo o percurso. Levantamento realizado pela concessionária revela que a maior parte dos atendimentos mecânicos feita pela empresa poderia ter sido evitada com medidas preventivas simples.

Desde 22 de setembro, quando a EcoRioMinas assumiu a concessão, até 14 de dezembro, foram feitos 5.545 atendimentos mecânicos no trecho da BR-116 que se estende do município de Duque de Caxias a Sapucaia, indo até a divisa com Minas Gerais, próximo de Além Paraíba. As principais ocorrências foram pane mecânica, com mais de 4 mil casos, a maioria ocasionado, por exemplo, por falta de óleo ou pelo rompimento da correia do motor, além de 772 atendimentos de pneu furado, 284 de pane seca, 214 de pane elétrica e 124 de superaquecimento do veículo.

Além de causar transtornos ao longo do trajeto, essas situações podem gerar acidentes. Por isso, antes de viajar, o motorista deve levar o veículo para uma revisão preventiva, quando serão verificadas as condições do freio, da mangueira do radiador e dos faróis, entre outros itens de segurança. Importante não esquecer de calibrar o estepe.

Manutenção do carro feita é hora de pegar a estrada. A EcoRioMinas recomenda redobrar a atenção no trânsito. “É importante que cada motorista faça a sua parte. Durante o trajeto, evite ultrapassagens e manobras arriscadas, dirija com prudência para chegar bem ao destino. Atitudes simples como essas salvam vidas”, diz Sandro Roberto de Mattos, gerente de Atendimento ao Usuário da EcoRioMinas.

Confira outras orientações para uma viagem segura:

- Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança;

- Mantenha uma distância segura em relação aos demais veículos;

- Respeite os limites de velocidade e a sinalização da rodovia;

- Não fale ou digite no celular enquanto estiver ao volante;

- Motociclistas devem usar capacete e demais equipamentos de segurança;

- Não consuma bebida alcoólica antes de dirigir;

- Se estiver chovendo ou com neblina, reduza a velocidade;

- Use farol baixo durante o dia em pista simples, ou seja, em pista de mão dupla;

- Sinalize antes de trocar de pista ou realizar alguma ação;

- Transporte as crianças pequenas em assentos especiais indicados para a idade delas.

Operação na Rio-Valadares
Para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos usuários, no fim do ano a EcoRioMinas vai atuar com reforço de guincho leve para o atendimento mecânico e de viaturas de inspeção de tráfego no trecho da BR-116 que se estende do município de Duque de Caxias a Sapucaia, indo até a divisa com Minas, próximo de Além Paraíba.

No mesmo trecho, as equipes de atendimento médico, com resgatistas, ambulâncias UTI e de resgate, estarão completas. Nos demais trechos da Rio-Valadares, os times de inspeção de tráfego seguirão percorrendo as vias 24 horas por dia, identificando a necessidade de suporte aos condutores.

Canais de atendimento — Pelos telefones 0800 116 0 493 ou 0800 116 0 465 para deficientes auditivos, os usuários podem obter informações de tráfego e solicitar atendimento médico ou mecânico para o trecho fluminense da BR-116, de Duque de Caxias a Sapucaia. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas.

O e-mail ouvidoria@ecoriominas.com.br recebe dúvidas, sugestões, elogios, reclamações, denúncias ou outros assuntos relacionados aos serviços prestados pela EcoRioMinas. Também é possível obter informações pelo site www.ecoriominas.com.br e conferir as condições da via pelo twitter @ecoriominas.