'Tive a impressão que era um golpe de estado', diz Lula sobre atosReprodução/Ricardo Stuckert
"Eles entraram porque a porta estava aberta, alguém de dentro do Palácio abriu a porta pra eles. Houve conivência.", disse Lula no começo da entrevista com a jornalista Natuza Nery, da Globonews.
Lula culpa Bolsonaro por atos em Brasília
"Depois da nossa posse maravilhosa, a possa mais emocionante que esse país já conheceu, depois de uma negra catadora de papel colocar a faixa no meu pescoço, eles esperaram 1 semana e tentaram dar um golpe. Porque o que houve aqui foi uma tentativa de golpe. Uma tentativa de golpe por gente preparada. Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para garantir a democracia", disse Lula durante evento no Palácio do Planalto.
"Eu fiquei com a impressão que era um começo de um golpe de estado. Eu fiquei com a impressão inclusive que o pessoal estava acatando ordens e orientação que o Bolsonaro deu durante muito tempo. Durante muito tempo ele mandou invadir a Suprema Corte, muito tempo ele desacreditou do Congresso Nacional, muito tempo ele pedia que o povo andasse armado e que isso era democracia. Eu acho que a decisão dele de ficar quieto depois de perder as eleições, não serviu para nada, a decisão dele de não passar a faixa pra mim e ir para Miami como se tivesse com medo de alguma coisa, e o silêncio dele mesmo depois dos acontecimentos aqui nem dava a impressão que ele sabia de tudo que estava acontecendo, que ele tinha muito a ver com o que estava acontecendo. Obviamente, quem vai provar isso são as investigações, mas a impressão que me deixava era isso. Possivelmente o Bolsonaro estivesse esperando para voltar para o Brasil na glória de um golpe", disse Lula.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.