Gabriel RovadoschiAgência Brasil
O som alto, de repente, cessou. "Seria uma briga?", era o questionamento do universitário Gabriel Rovadoschi, com 18 anos de idade. Uma fumaça se aproximava misturada a gritos dispersos. O cheiro forte aumentava a suspeita que teria havido alguma intervenção dos seguranças para dissipar a confusão. Nada disso. Ele foi descobrindo aos poucos, passo a passo, que era necessário fugir. "Eu Tive minha juventude arrancada", diz o sobrevivente sobre os efeitos do trauma.
No pub — onde serve as bebidas — em que estava, não via o palco. Cobriu o nariz e conseguiu encontrar a saída. "Eu coloquei a camiseta na frente da boca e do nariz. Tentei não respirar. Foi como se eu tivesse mergulhando" recordou em entrevista à Agência Brasil. Era o primeiro fim de semana do jovem em uma casa noturna. Havia sido convidado por uma amiga para ir à Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, naquele 26 para 27 de janeiro de 2013.
Faz 10 anos que naquela noite, os barulhos, os silêncios, os cheiros e tantas outras lembranças e sentimentos estão presentes. O jovem, nascido em Cachoeira do Sul, foi um dos mais de 600 sobreviventes do incêndio que matou 242 pessoas. "Tive minha juventude arrancada", diz, sobre os efeitos do trauma.
O hoje psicólogo Gabriel é o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria e resolveu se dedicar a unir luto e luta na mesma frase. Inconformado com a anulação do julgamento de quatro réus, chama a situação de impunidade.
Os sócios da boate Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos; e o auxiliar Luciano Bonilha Leão foram acusados de homicídio pelo Ministério Público do Estado. Foram condenados à prisão, mas, em agosto do ano passado, o julgamento foi anulado e eles ficaram livres.
Para Rovadoschi, não há motivo para esmorecer. Pelo contrário. Busca fazer com que mais
Para Rovadoschi, não há motivo para esmorecer. Pelo contrário. Busca fazer com que mais
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.