Presidente está cumprindo agenda oficial em Washington, capital dos Estados UnidosRicardo Stuckert
Lula chegou ao país norte-americano na quinta-feira, 9, com a sua comitiva, mas não marcou nenhum evento público para se preparar aos encontros desta sexta, 10. Ele conversará com Joe Biden. É a primeira visita do petista aos Estados Unidos desde que tomou posse para o seu terceiro mandato.
Lula usou as redes sociais para elogiar o senador e dizer que foi um “prazer de conhecer ao vivo” Sanders. “Já tínhamos conversado em reunião por vídeo antes. Falamos sobre democracia, movimento sindical e melhores direitos e empregos para trabalhadores", declarou.
Com o @SenSanders, que tive o prazer de conhecer ao vivo hoje. Já tínhamos conversado em reunião por vídeo antes. Falamos sobre sobre democracia, movimento sindical e melhores direitos e empregos para trabalhadores.
— Lula (@LulaOficial) February 10, 2023
: @ricardostuckert pic.twitter.com/dTvxHU7xIF
Bernie é filiado ao mesmo partido de Joe Biden e foi pré-candidato da legenda à presidência dos Estados Unidos em 2020. Ele chegou a ficar em primeiro lugar na corrida interna do Democratas, no entanto, ele desistiu de concorrer as prévias.
Sanders é conhecido por defender pautas mais à esquerda do Partido Democrata, enquanto Biden é visto como uma figura de centro-esquerda, ou seja, uma visão mais moderada de governo.
Bernie, por exemplo, tem como uma das suas defesas a universalização das universidades e da saúde dos Estados Unidos. Apoiadores de Donald Trump chegaram a acusá-lo de defender ideias “socialistas” e até mesmo “comunistas”.
Sanders saiu em defesa da democracia do Brasil e nunca escondeu sua insatisfação com ações antidemocráticas que estão ocorrendo na América do Sul e também nos Estados Unidos.
Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
A reunião ocorreu na Blair House, residência oficial do governo norte-americano para hospedar autoridades internacionais. Depois do encontro com o senador, Lula conversou com um grupo de deputados do Partido Democrata.
No fim da tarde, Lula conversará com Joe Biden sobre diversos assuntos que interessam os Estados Unidos e o Brasil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.