Gilmar Mendes, relator da proposta, entendeu que Zambelli não usou arma como legítima defesaReprodução
STF mantém suspensão de porte de armas de Carla Zambelli
Julgamento ocorre de forma virtual e outros cinco ministros ainda precisam apresentar seus votos
Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a suspensão do porte de armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O julgamento ocorre de forma virtual e outros cinco ministros ainda precisam apresentar seus votos.
Zambelli é acusada por perseguir um eleitor nas ruas dos Jardins, na capital paulista, na véspera das eleições. Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu que candidatos portassem armas no período próximo ao pleito.
A decisão da suspensão do porte partiu do ministro Gilmar Mendes, relator da proposta, que entendeu que a parlamentar não usou a arma como legítima defesa. Ele citou os vídeos publicados nas redes sociais que contrariam o depoimento da parlamentar que dizia ter sido agredida pelo homem.
Além de Mendes, os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso votaram pela manutenção da suspensão. Cármen Lúcia, Rosa Weber, André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux tem até o fim da noite desta sexta para apresentarem seus votos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.