Maior embarcação da Marinha, o navio Atlântico aporta nesta quinta-feira em São Sebastião e funcionará como hospital de campanhaMarinha/Divulgação

Rio - A Marinha brasileira envia na manhã desta quarta-feira, 22, o maior navio de sua frota, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, para funcionar como um hospital de campanha no litoral norte de São Paulo. A previsão é que a embarcação aporte na cidade de São Sebastião na quinta-feira, 23.
De acordo com a Marinha, o navio permitirá reforçar o atendimento médico aos desabrigados e desafogar hospitais da região, permitindo que eles priorizem os casos mais graves. Além do Atlântico, o Guarapari, outra embarcação de desembarque de carga, que possui uma rampa capaz de atracar em praias, o que facilitará o resgate de vítimas em áreas ainda isoladas.
O navio Atlântico está equipado com seis helicópteros, três embarcações de desembarque de viaturas e duas lanchas. Mais de mil militares estarão envolvidos na ação, entre eles uma equipe de 28 profissionais de saúde. Tratores e caminhões foram içados para embarcação e estarão à disposição para resgate de sobreviventes isolados e desobstrução de vias e rodovias do litoral paulista. 
No centro médico do navio, há ortopedista, cirurgião geral, anestesista, clínico geral, farmacêutico, cirurgião dentista, técnicos em Enfermagem, auxiliar de Higiene Bucal e auxiliar de Laboratório (patologia clínica).