Incêndio que atingiu o Shopping Rio Anil, em São Luís, capital do MaranhãoReprodução: redes sociais

Duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas um incêndio que atingiu o Shopping Rio Anil, em São Luís, capital do Maranhão, na última terça-feira, 7. O fogo, que começou à tarde nas salas de cinema, só foi controlado por volta das 21h. No entanto, o primeiro corpo foi encontrado apenas às 22h30 e outro já na madrugada desta quarta-feira, 8.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as características físicas da primeira vítima encontrada indicada como Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos. Os dois corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para identificação. "Nós tivemos, pela eclosão do incêndio, o colapso do teto, que é forrado de gesso, e isso foi mais um ponto de dificuldade para as nossas equipes", explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

A última informação da corporação seria de que, a partir das câmeras de segurança, foi constatado que ao menos 26 pessoas teriam conseguido sair da sala de cinema. Outras cinco foram socorridas pelos bombeiros. As buscas seguiram e, segundo o prefeito da capital, Eduardo Braide (PSD), as quatro vítimas mais graves deram entrada no Hospital Socorrão II.

"Os feridos apresentam queimaduras de 1º e 2º graus (o mais grave com queimaduras em 32% do corpo), tiveram desconforto respiratório — com melhora após o uso de oxigênio — e já foram encaminhados para a realização de procedimentos necessários. Todos encontram-se estáveis", escreveu nas redes sociais. 

Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), lamentou a primeira morte anunciada pelo Corpo de Bombeiros e garantiu apoio do governo estadual aos familiares das vítimas.
"É com profundo pesar que recebo a notícia de que o Corpo de Bombeiros encontrou uma vítima nos escombros do incêndio no Rio Anil Shopping. Nosso @governoma acompanha o caso e prestará todo o auxílio aos familiares nesse momento difícil. As equipes seguem com as buscas no local", escreveu.
Após o corpo da sgeunda vítima ser encotnrado, Brandão garantiu que "as investigações serão intensas para que os culpados sejam punidos com o rigor da lei". 
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento de pânico após o início do incêndio dentro do shopping. Depois que os alertas dispararam, os clientes correram em busca de uma saída.

O Shopping Rio Anil, onde ocorreu o incêndio, também publicou uma nota de pesar e declarou estar prestando assistência para as vítimas e seus familiares. Até o momento, a causa do incêndio não foi identificada.
Ainda em nota, o shopping informou que a "brigada agiu imediatamente no socorro às vítimas e combate aos focos de incêndio, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, que já controlou a situação e permanece trabalhando no local".