Deputado apresenta projeto que proíbe cirurgia de mudança de sexo até os 21 anos
Atualmente, norma do Conselho Federal de Medicina autoriza tratamento para maiores de 18 anos
Julio Cesar Ribeiro defende o aumento do rigor dos critérios de procedimentos de troca de sexo a menores de 21 anos - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Julio Cesar Ribeiro defende o aumento do rigor dos critérios de procedimentos de troca de sexo a menores de 21 anosVinicius Loures/Câmara dos Deputados
Brasília - O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou, nesta segunda-feira, 20, o Projeto de Lei 204/23 que pode proibir cirurgias de mudança de sexo para menores de 21 anos e terapias hormonais para menores de 18 anos.
Atualmente, o tema é regulado por norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), que autoriza a cirurgia em maiores de 18 anos e o procedimento hormonal em maiores de 16 anos. O projeto ainda será despachado para análise das comissões da Câmara. Na defesa do texto, o parlamentar defende o aumento do rigor dos critérios de procedimentos que têm "efeitos agressivos" no corpo, entre eles a depressão.
"As pessoas transgênero frequentemente sofrem de depressão, com uma taxa de tentativas de suicídio bastante superior à da população em geral. A cirurgia de redesignação sexual, quando realizada, não garante a melhora no sofrimento psíquico, podendo até mesmo piorá-lo", disse Ribeiro à 'Agência Câmara de Notícias'.
O projeto também veda a realização de procedimentos hormonais e cirúrgicos em pessoas com transtornos mentais, o que também já está previsto na norma do CFM.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.