Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilTânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Bolsonaro quer os quatro filhos candidatos nas eleições municipais de 2024
Flávio pode ser rival de Eduardo Paes na briga pela Prefeitura do Rio de Janeiro
Jair Bolsonaro (PL) não quer nem ouvir falar de que os filhos estarão fora do cenário político. O ex-presidente deseja a todo custo impor que os quatro homens estejam envolvidos nas eleições municipais e, se for pelo gosto do pai, se candidatando a cargos. Embora ainda não tenha havido uma decisão sobre o tema, Flávio, Carlos, Eduardo e Renan já sabem que terão de obedecer o que o patriarca quiser.
Uma fonte próxima ao bolsonarismo revelou à coluna que Bolsonaro vem desenhando um plano ousado para ter os quatro filhos com cargos públicos ao mesmo tempo. Para Flávio (PL), o caminho já está mais pavimentado porque tanto pai quanto filho concordam com um mesmo rumo: a prefeitura do Rio de Janeiro. O ex-presidente entende que o único com força política para derrotar Eduardo Paes (PSD) é seu herdeiro e atual senador.
As pesquisas mais recentes divulgadas mostram que Paes lidera com folga, mesmo se Flávio for o adversário, mas o senador do PL é o mais competitivo neste momento. Ainda que Carlos (Republicanos) tenha mostrado vontade de se lançar a prefeito, isso não deve acontecer por conta da rejeição e também por não ser levado a sério no cenário majoritário.
Carlos deve se candidatar novamente para a Câmara do Rio de Janeiro e a intenção do ex-presidente é que o filho se torne o vereador mais votado da história do município. Carlos não ficou satisfeito, mas caminha para concordar, principalmente por ter a promessa de que será candidato a deputado federal em 2026 ou até senador, caso o irmão mais velho vença para prefeito.
Já Eduardo (PL) vive uma incógnita. Tanto o partido quanto o pai querem que o deputado federal se lance como candidato a prefeito de São Paulo. O problema é que o parlamentar não quer de jeito nenhum e não demonstra interesse em mudar de ideia, deixando claro que quer continuar no Congresso e busca outros objetivos. Mas Bolsonaro não quer ver o bolsonarismo nas mãos de Ricardo Salles (PL) e por isso insiste em ter o herdeiro como candidato natural.
A dobradinha entre irmãos deve acontecer envolvendo Renan. Isso porque Jair Renan deverá se lançar candidato a vereador por São Paulo. A intenção de Bolsonaro é fazer com que o caçula entre os homens seja o mais votado da cidade paulistana, embora saiba que haverá resistências.
Mas o político entende a importância dos seus quatro filhos estarem com cargos públicos. Isso porque ele entende que o Poder Judiciário irá tentar pegar toda a família e, com eles eleitos, isso seria dificultado em alguns níveis, mesmo que vereadores não tenham imunidade nacional, há um certo respeito. Nos bastidores o clima é de que a vontade do pai irá prevalecer a todo custo.