Dias é o primeiro ministro a deixar o cargo neste mandato de LulaRicardo Stuckert
Após vazamento de vídeo, chefe do GSI pede demissão
Imagens mostram Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto durante as invasões de Brasília interagindo com bolsonaristas
Brasília - O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão nesta quarta-feira, 19, após serem vazadas imagens dele dentro do Palácio do Planalto no momento das invasões do 8 de janeiro. Gonçalves Dias é o primeiro ministro de Lula a deixar o cargo neste mandato.
Em um dos vídeos divulgados, é possível ver Dias circulando no local enquanto a invasão ocorria. Em outro momento, o ministro interagiu com os bolsonaristas. As imagens também capturaram o instante em que funcionários do GSI ofereceram água mineral para os terroristas.
Mais cedo, após as imagens já terem sido divulgadas, o titular da pasta apresentou um atestado médico e não compareceu a uma audiência marcada na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Após isso, Dias se reuniu com o presidente Lula e com chefes de outras pastas. Sua demissão foi anunciada após essa reunião.
Parlamentares da oposição apontam vídeos como prova de que ministros do governo Lula teriam permitido as invasões em Brasília.
Em entrevista à GloboNews, o ministro declarou que entrou no Palácio do Planalto depois que as invasões começaram e que estava ajudando a retirar as pessoas do terceiro e do quarto piso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.