Prefeito Hissam Hussein Dehaini tem 65 anosDivulgação: Prefeitura de Araucária

O prefeito de Araucária, Paraná, Hissam Hussein Dehaini, anunciou nesta terça-feira, 25, a saída do partido Cidadania. O comunicado aconteceu após a repercussão do casamento com uma adolescente, de 16 anos, e a nomeação da sogra para a Secretaria de Cultura e Turismo.

Na nota divulgada pela sigla, o gestor municipal agradeceu ao partido e o acolhimento dos correligionários. "Eu, Hissam Hussein Dehaini, anuncio meu desligamento do partido Cidadania. Agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação."
O prefeito tem 65 anos e casou com a jovem um dia após ela completar idade legal para formalizar a união. Apesar de menor de idade, um adolescente pode se casar, desde que haja consentimento dos pais, conforme a legislação brasileira.
A nomeação da mãe dela, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo aconteceu no dia 13 de abril, data seguinte a cerimônia de matrimônio.
Em nota ao jornal O DIA, a Prefeitura de Araucária afirma que a nomeação de Marilene é Rode é um "ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público".
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que está apurando a nomeação de Marilene. O MP-PR ainda disse que, como a situação envolve uma adolescente, as informações sobre o caso são sigilosas.
A mãe da primeira-dama de Araucária já tinha um cargo comissionado na prefeitura do município. O primeiro registro referente a Marilene Rode no sistema de consulta pública da prefeitura é de 2021, quando ela foi nomeada como assessora de secretário municipal, em 9 de agosto de 2021.
Três dias depois, em 17 de agosto do mesmo ano, o cargo dela foi alterado para assessora executiva de Hissam. Cinco meses depois, em janeiro de 2022, Marilene teve o cargo novamente alterado, desta vez para diretora geral da Secretaria Municipal de Educação.
Além da mãe da atual mulher do prefeito, a tia dela, Elizangela Rode, também foi contemplada com um cargo por Hissam no dia 1º de abril. Agora, a mulher trabalha em um posto comissionado na gestão municipal.
Hissam Hussein Dehaini está no segundo mandato como prefeito. Nas eleições de 2020, quando foi reeleito, declarou patrimônio superior a R$14,2 milhões. Entre os bens do prefeito, cinco veículos, um helicóptero, participação em duas empresas, imóveis e quase R$ 3 milhões em espécie.