Lula deve chegar a Londres por volta das 9h de sexta-feira (6)Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) embarca na noite desta quinta-feira, 4, para o Reino Unido para participar da cerimônia de coroação do rei Charles III, que será realizada no próximo sábado, 6
O chefe do Executivo vai viajar antes do evento para cumprir outros itens da agenda, como o encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Lula deve chegar a Londres por volta das 12h (9h no horário de Brasília) de sexta-feira, 5, e seu primeiro compromisso, segundo o Ministério das Relações Exteriores, será um encontro com o premiê britânico. Apesar da reunião entre os líderes, não há previsão de assinatura de acordos ou termos de cooperação.

No encontro, eles devem reforçar parcerias já existentes, como o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e a participação do Reino Unido em programas de combate ao desmatamento da Amazônia. Recentemente, o Brasil também fechou acordos para a compra de navios-patrulha para a Marinha.

Após a reunião com Sunak, às 17h, o presidente vai seguir a agenda para a recepção no Palácio de Buckingham, onde a família real vai receber autoridades do mundo todo. No sábado, às 11h, Lula participará da cerimônia de coroação de Charles III, na Abadia de Westminster.

Com 74 anos, Charles se tornou rei em 8 de setembro de 2022, quando morreu a rainha Elizabeth II, sua mãe, que ficou no poder por 70 anos. O rei será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é feita há mais de 900 anos. Além de ler o juramento, no evento, Charles será ungido com óleos aromáticos, em uma cerimônia envolvendo músicas e leituras, como parte da tradição.