O Presidente Lula defendeu o fundador do Wikileaks, Julian Assange, neste sábado (6) durante entrevista coletiva em LondresAFP

Londres - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse considerar uma "vergonha" a prisão de Julian Assange, acusado de espionagem após ter vazado documentos sigilosos dos Estados Unidos. "Eu acho uma vergonha que um jornalista que denunciou falcatruas de um estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertar.

"A imprensa não se mexe na defesa desse jornalista. Eu sinceramente não consigo entender. A gente precisa de movimento da imprensa mundial em defesa dele", defendeu. Segundo Lula, é preciso "colocar nossas teorias na prática para continuar lutando por liberdade de expressão."

Lula foi questionado sobre Assange em Londres, onde o jornalista está preso, após a coroação do Rei Charles III. Apesar de fazer a defesa do jornalista, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que Assange não foi tema da reunião que teve com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Assange responde 18 acusações da justiça americana, incluindo espionagem, relacionadas à divulgação, pelo WikiLeaks, além de uma vasta coleção de registros militares confidenciais e telegramas diplomáticos do país.
*Com informações do Estadão