Quadrilhas usam falsas mensagens da Receita para roubar dados dos contribuintesInternet/Reprodução
Novo golpe usa e-mail falso sobre erro na declaração do IR
Quadrilhas simulam mensagens da Receita Federal para roubar dados das vítimas
A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas. (Fenacon) alerta para golpe com e-mail falso sobre erro na declaração do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal já divulgou comunicado a respeito da ação criminosa. Golpistas estão enviando um e-mail falso, simulando ter domínio do governo "@gov.br", e informando que a declaração do contribuinte está errada. A mensagem direciona a pessoa a clicar em um link que faz o download do suposto relatório sobre erros na prestação de contas ao Leão.
"Esses e-mails dizem que o Imposo de Renda está divergente. Isso é um golpe. Alertamos as pessoas, pois são vários e-mails enviados constantemente sobretudo nas útimas semanas do envio da declaração, por causa da malha fina. Fica como alerta. A orientação é não abrir os e-mails, pois a Receita não se comunica por e-mail, apenas por carta enviada pelos correios ou via portal específico", esclareceu o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho.
Esse tipo de golpe virtual é chamado de "phishing". Ele consiste no envio de um e-mail fraudulento. Ao clicar no link, a vítima tem informações roubadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.