Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quem o procurou para a reunião entre eles promovida no início da manhã desta segunda-feira, 5. "Eu recebi ontem (domingo, 4) uma ligação do presidente para tomar café da manhã hoje", afirmou o líder do Centrão em entrevista à 'CNN Brasil'. De acordo com Lira, "Lula está se movimentando" após a crise na articulação política. "E isso é bom", avaliou Lira.

"Nós colocamos assuntos em dia, tratamos do que vem se discutindo, que é uma arrumação mais efetiva da base do governo na Câmara e no Senado", relatou o presidente da Câmara. Para Lira, é preciso avançar nas conversas para o país deixar "essa situação de indefinição" sobre o tamanho da base do governo na Câmara.
"O governo vai, a partir de hoje, ter participação mais efetiva na construção de base mais sólida", disse. "Nós precisamos que matérias do governo possam ser discutidas com tranquilidade", acrescentou.

Lira assegurou que é um facilitador do governo na Câmara, mas ressaltou que o atual Congresso é conservador e liberal, com posições próprias diferentes da postura de esquerda adotada pelo Palácio do Planalto.