Deputado cassado Deltan Dallagnol Lula Marques/ Agência Brasil

Brasília - A cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) repercutiu no meio político. Parlamentares de oposição utilizaram as redes sociais para celebrar a medida aprovada nesta terça-feira (6) pela Mesa Diretora da Câmara após condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um dos políticos que falaram sobre o caso foi o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). "Mesa Diretora da Câmara confirma decisão do TSE que cassou Deltan Dallagnol. O moralista sem moral tentou fraudar a Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições. Grande Dia!", disparou. 
A deputada Sâmia Bonfim (Psol) afirmou que a decisão foi baseada em fato. "Finalmente a mesa diretora da Câmara confirmou aquilo que já havia sido decidido pelo TSE: Deltan Dallagnol foi cassado e perdeu o mandato por tentar fraudar a Lei da Ficha Limpa! Uma decisão baseada em fatos, não em convicções. Grande dia!", escreveu.
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) comemorou a decisão: "Agora é oficial: tchau, Dallagnol!". Já Luiza Erundina (Psol) também falou sobre o caso de maneira sucinta: "Cabô!".
Deltan foi uma das principais vozes de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara. Das pautas de maior interesse do governo já votadas na Casa, ele se posicionou contra todas: se opôs à urgência para a votação do arcabouço fiscal e do Projeto de Lei das Fake News, votou para derrubar decreto de Lula para alterar regras do Marco Legal do Saneamento e a MP dos Ministérios e também rejeitou o projeto que equipara o salário entre homens e mulheres.

Desde a cassação, o deputado discursou mais três vezes no plenário da Câmara. Na última fala, no dia 30 de maio, o ex-procurador disse que o TSE cometeu uma fraude no seu julgamento. "Fraude à lei houve, na verdade, naquela praticada pelo Tribunal Superior Eleitoral, quando inventou uma hipótese de inelegibilidade que não existia, para me cassar, como uma reação do sistema corrupto contra quem combateu a corrupção", afirmou.

Membros do gabinete de Deltan informaram que a linha de telefone do local será encerrada hoje e o Departamento de Apoio Parlamentar dará seguimento à entrega do espaço, no 7º andar do Anexo 4 da Casa.
 
*Com informações do Estadão Conteúdo