Grupo religioso é liderado pelo tio de Damares, o ex-deputado federal e pastor Josué BengtsonValter Campanato/ Agência Brasil

A senadora Damares Alves (Republicanos) comunicou neste sábado, 10, que não irá votar a favor da indicação do advogado Cristiano Zanin Martins à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam!”, escreveu a parlamentar nas redes sociais. "A indicação do Dr. Zanin fere o princípio constitucional da impessoalidade, acrescentou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o advogado após 51 dias da aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski. O nome dele será levado ao Senado para aprovação.
Ele precisa ter o voto de 41 senadores para trabalhar na Corte até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos. Zanin já conta com a quantidade de votos necessária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Alguns senadores afirmaram que vão esperar se reunir com Zanin antes de formar sua opinião. O governo espera que a nomeação seja aprovada até 1º de julho, embora ainda não haja uma data definida para a votação.